A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) realizou reuniões virtuais com ministros de Finanças dos países dos Brics. As reuniões fazem parte do processo de nomeação de Dilma para a presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição financeira criada pelo grupo.
O Brics é o bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e Áfria do Sul, e seu principal objetivo é fortalecer e facilitar as relações econômicas entres os países membros.
O NDB é presidido de forma rotativa pelos países dos Brics. O mandato do Brasil vai até 2025. O principal papel da instituição é o financiamento de projetos de infraestrutura nos países dos Brics.
A equipe da ex-presidente confirmou na última terça-feira (7) que a rodada de reuniões, realizadas por videoconferência, foi concluída. Na semana passada, ela havia conversado com os ministros das Finanças da China, Liu Kun, e da Rússia, Anton Siluanov.
Nas conversas com os ministros Dilma fez uma apresentação em que expôs sua visão sobre o papel do banco e os desafios da instituição nos próximos anos.
A ex-presidente aguarda agora uma reunião do Conselho de Governadores para formalizar sua nomeação para a presidência do NDB. A expectativa de auxiliares é que essa fase ocorra nos próximos 15 dias.