Por Luís Costa Pinto, da sucursal do Brasil 247 em Brasília – A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República está estruturando o lançamento das duas primeiras grandes campanhas publicitárias do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Uma delas, que visa estimular a denúncia e o combate à disseminação de mentiras (fake news) e discursos de ódio por meio de plataformas na Internet e aplicativos de redes sociais, será a primeira a ir para a mídia. Spots para rádio, filmes para TVs (abertas, fechadas, streamings, redes sociais e plataformas) e banners com links a serem ancorados em sites e portais trarão histórias reais de personagens que, em razão de mentiras ou assédios propagados pelas redes, tiveram suas reputações, relações de amizade ou familiares ou negócios comerciais devastados e destruídos por causa de fake news.
A outra, cujos filmes passam por novo período de produção, edição e montagem, mostrará ao País cenas aberrantes da destruição nos Palácios da República – do Planalto, do Congresso, do Supremo Tribunal Federal, entre outros prédios públicos – e de brigas políticas que se convertem em rixas e promovem tragédias quando não se respeita o direito democrático da divergência. O presidente Lula já viu os primeiros filmes desta campanha, achou-os mais edulcorados do que o ocorrido no Brasil nos últimos tempos, e pediu alterações nas peças publicitárias a fim de realçar a dura realidade atual a fim de valorizar a defesa da Democracia – mensagem central da campanha.