Em seu primeiro discurso como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou neste domingo (1º/1) que vai "assinar medidas para reorganizar o Executivo" ainda hoje. Lula assinou nesta tarde o Termo de Posse, durante sessão solene no Congresso Nacional.
"Hoje mesmo estou assinando medidas para reorganizar as estruturas do poder Executivo, de modo que voltem a permitir o funcionamento do governo de maneira racional, republicana e democrática", declarou o petista no Plenário do Senado, logo após ser empossado, ao lado do vice presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
O petista disse ainda, em discurso, que seu terceiro mandato terá como objetivo planejar os investimentos públicos e privados para um crescimento econômico que seja sustentável, tanto ambientalmente quanto socialmente. "Em diálogo com os 27 governadores, vamos definir prioridades para retomar obras irresponsavelmente paralisadas, que são mais de 14 mil no país. Vamos retomar o Minha Casa Minha Vida e estruturar um novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para gerar empregos na velocidade que o Brasil requer", disse ainda Lula.