O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (29/12) que terminou de montar o primeiro escalão do futuro governo e exaltou o número de mulheres nos ministérios. A declaração foi dada no CCBB, em Brasília, durante o anúncio de novos ministros e acontece às vésperas da posse, que será realizada em 1º de janeiro.
Lula se mostrou feliz com a indicação de Sonia Guajajara como futura ministra dos Povos Originários e de outras mulheres, como Simone Tebet, no Planejamento, Marina Silva no Meio Ambiente e Ana Moser no Esporte. Ao todo serão 11 ministras no futuro governo.
“Estou feliz porque nunca antes na história do Brasil houve tantas mulheres ministras. Nunca antes tivemos uma indígena ministra dos povos indígenas”, disse, se referindo a Guajajara.
O presidente afirma que o primeiro escalão do futuro governo já está montado e afirmou que será preciso “trabalho em dobro” para recuperar o país.“Depois de muito trabalho, de muita pressão, de muita conversa, de muito ajuste montamos o primeiro escalão do governo. Depois da posse a gente vai começar a discutir os números de segundo escalão, para que em pouco tempo a gente tenha todas as informações para fazer a máquina funcionar porque o povo não pode esperar. Teremos que trabalhar em dobro para recuperar”, afirmou.
A cerimônia de posse presidencial será realizada neste domingo (1º/1) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e além de autoridades governamentais terá a participação de artistas brasileiros que irão se apresentar no Festival do Futuro.
Com uma grande estrutura montada no centro de Brasília, os shows acontecerão em dois palcos: Gal Costa e Elza Soares, em homenagem às cantoras, que faleceram neste ano.