O curso foi ministrado pelo gerente de Previdência do IPMT, Ítalo Veloso, que abordou temas como as recentes mudanças nas regras de aposentadoria, particularidades da aposentadoria dos professores, critérios para profissionais que atuam em condições insalubres, aposentadoria compulsória, entre outras situações específicas de cada pasta.
Durante a capacitação, os gestores de RH puderam esclarecer dúvidas relacionadas aos trâmites e à documentação necessária para os processos que devem ser enviados ao IPMT, além de debater questões práticas da rotina previdenciária.
Para Ítalo Veloso, a iniciativa fortalece a parceria entre o Instituto e os demais órgãos municipais. “Nós do IPMT, trabalhamos com esse constante intercâmbio com as secretarias e constantemente recebemos dúvidas de servidores sobre os processos de aposentadoria, tempo de serviço, tempo de contribuição, entre outras questões previdenciárias. Portanto, esse esclarecimento é fundamental para todos os servidores que atuam na gestão de pessoas”, destacou.
A advogada do IPMT, Samila Milhomem, também participou da capacitação, contribuindo com esclarecimentos sobre os processos em tramitação no Instituto e abordando aspectos legais da previdência municipal.
Com duração de três horas, o curso contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), Secretaria Municipal de Administração (SEMA), Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Fundação Wall Ferraz (FWF).
O Capacita Prev será realizado em duas fases. A próxima etapa está prevista para o mês de setembro e atenderá os setores de Recursos Humanos das demais secretarias que não participaram desta primeira formação.