Hugo Calderano avança no tênis de mesa nas Olimpíadas de Paris 2024 após vencer o sul-coreano Jang Woojin por 4 sets a 0 nesta quinta-feira (1), assegurando sua vaga nas semifinais programadas para sexta-feira (2).
Primeiro atleta da América Latina a alcançar o top 10 mundial, Calderano dominou o jogo contra Woojin, conquistando todos os sets com ampla vantagem.
Confira os resultados dos sets: Hugo Calderano 11 x 4 Jang Woojin no primeiro set, 11 x 7 no segundo, 11 x 5 no terceiro e 11 x 6 no quarto. “Estou muito feliz com a minha performance e pronto para a próxima etapa”, disse Calderano após a vitória.
A vitória de Hugo contra o sul-coreano não só representa a melhor campanha de um mesa-tenista brasileiro em Jogos Olímpicos, mas também lhe garantiu o recorde de atleta brasileiro com mais vitórias na história do evento.
Em sua terceira participação olímpica, o esportista chegou à nona vitória, igualando Hugo Hoyama, que competiu em seis edições entre Barcelona-1992 e Londres-2012. A diferença é que enquanto Calderano se dedica apenas às partidas de simples, Hoyama participou das chaves individual, duplas masculinas, duplas mistas e equipe.
Hugo Hoyama – Foto: Reprodução
A trajetória do atleta começou no Rio-2016, onde venceu três partidas e chegou às oitavas de final. Em Tóquio-2020, após estrear na terceira fase, precisou de apenas duas vitórias para alcançar as quartas de final. Agora, em 2024 superou quatro adversários para chegar às semifinais.
Confira abaixo a lista de vitórias de Calderano:
RIO-2016
Hugo Calderano 4 x 0 Andy Pereira (Cuba)
Hugo Calderano 4 x 1 Par Gerell (Suécia)
Hugo Calderano 4 x 2 Tang Peng (Hong Kong)
TÓQUIO-2020
Hugo Calderano 4 x 1 Bojan Tokic (Eslovênia)
Hugo Calderano 4 x 3 Wang Woojin (Coreia do Sul)
PARIS-2024
Hugo Calderano 4 x 0 Andy Pereira (Cuba)
Hugo Calderano 4 x 2 Álvaro Robles (Espanha)
Hugo Calderano 4 x 1 Alexis Lebrun (França)
Hugo Calderano 4 x 0 Jang Woojin (Coreia do Sul)