O português Abel Ferreira, que faz história treinando o Palmeiras, e o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid, são os favoritos do torcedor brasileiro para o comando da Seleção. Ambos aparecem com 8% da preferência na Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest.
O time da Confederação Brasileira de Futebol está sem técnico desde o ano passado com a saída de Tite após a queda do Brasil ainda nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. E o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, já declarou que Ancelotti, técnico do Real Madrid, é o preferido da entidade para assumir.
A lista dos três nomes mais citados em “O Maior Raio-X do Torcedor” tem outro estrangeiro, o também português Jorge Jesus, que atualmente está no Fenerbahçe, da Turquia. Campeão brasileiro e da Libertadores com o Flamengo em 2019 — e novamente pretendido na Gávea —, ele recebeu os votos de 6% dos torcedores brasileiros.
Quem deve ser o novo técnico da Seleção?
Dos sete nomes com pelo menos 1% da preferência do torcedor para o comando da Seleção, três são de brasileiros, mas dois deles estão sem clube.
Dorival Júnior, campeão da Libertadores e da Copa do Brasil com o Flamengo no ano passado, teve 3% dos votos. Cuca, que ganhou o Brasileirão e Copa do Brasil com o Atlético em 2021, foi lembrado por 2% dos votantes. O percentual é o mesmo de Fernando Diniz, que, no último domingo (9), foi campeão carioca com o Fluminense.
Ao lado de Dorival Júnior, também com 3%, aparece o espanhol Pep Guardiola, que treina o Manchester City, da Inglaterra. A lista de quem recebeu pelo menos 1% dos votos é fechada pelo francês Zinedine Zidane, que em janeiro deste ano já recusou um convite da CBF para assumir o cargo. Ele foi citado por 1% dos torcedores.
Por clube
O palmeirense é o torcedor brasileiro mais favorável a um treinador estrangeiro no comando da Seleção. São 68% favoráveis, 23% contrários e 6% indiferentes. Afinal de contas, o Palmeiras vive uma das eras mais vitoriosas da sua história sob o comando do português Abel Ferreira, com oito títulos conquistados desde 2020, entre eles duas Libertadores (2020 e 2021).
A segunda posição nesse ranking da aceitação de estrangeiros no time canarinho é dos atleticanos, com 63% a favor, 29% contra e 8% indiferentes.
Na torcida são-paulina, 62% defendem um treinador estrangeiro na Seleção, com 31% preferindo um brasileiro, e 6% sendo indiferentes.
Metodologia
A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.