O mutirão de cirurgias para a implantação de marcapasso contou com quatro equipes de cirurgiões cardíacos do HU. Os médicos se revezaram em dois centros cirúrgicos para realizar as 13 cirurgias programadas – sendo sete na sexta e seis no sábado. Os aparelhos implantados estão sendo custeados pelo Governo do Piauí, por meio da Sesapi.
“As pessoas receberam alta e todas estão bem. É uma ação muito importante do Governo do Piauí. Essa parceria com o HU proporcionou que vidas fossem salvas. Aqui é o SUS, gratuito e bom”, destacou o secretário, que fez questão de visitar os pacientes neste domingo.
Emocionado, o senhor Antonio Cosme, de 67 anos, agradeceu o procedimento que esperava há 1 mês. “Eu achava que não ia voltar para casa”, disse o aposentado.
Mãe de 10 filhos, a aposentada Maria da Conceição da Silva, de 88 anos, também agradeceu a implantação do marcapasso. “Espero viver muito ainda”, afirmou a paciente, que é natural do município de Lagoa do Barro, no Sul do Piauí.
“A determinação do governador Rafael Fonteles foi para termos o melhor plano a ser executado de modo que tenhamos rápida redução do tempo de espera na fila de cirurgias”, frisou Antonio Luiz.
Os pacientes contemplados com os procedimentos cirúrgicos cardíacos são aqueles classificados como em estado grave, com urgência na implantação de marcapasso, e que aguardavam na fila de espera.
O mutirão vai antecipar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS), que deve ser zerada ao final da ação.
“É uma parceria inédita feita pela Sesapi que vai proporcionar zerar a fila, disse o diretor geral do HU, Paulo Márcio.
UTI
O secretário de saúde visitou ainda as obras da nova UTI do HU, com 20 novos leitos, construída com recursos do Governo do Estado e está em fase final de construção. Essa nova UTI deverá ser inaugurada neste mês de março.