Hoje, 22 de abril de 2025, se vivo fosse, o comerciante luzilandense, João de Jesus Pinheiro, estaria fazendo 94 anos.
Nascido em 22 de abril de 1931, João de Jesus, o J.J. Pinheiro, como era conhecido comercial e socialmente, era filho de Olegário Pinheiro e Antônio Marinho Pinheiro, tendo como irmãos Raimundo Nonato Pinheiro, Oswaldo Pinheiro, Antônio Divaldo Pinheiro, Maria da Luz Pinheiro, Maria das Neves Pinheiro (Nevinha), Altair Pinheiro e Noêmia Pinheiro, todos já falecidos.
Casado com Maria Elzí Dias Pinheiro (falecida), tendo como sogros Honestílio Dias e Zobila Leão Dias, a Bebila, já falecidos, deixou os filhos Miguel Dias Pinheiro, Honestílio Dias Neto, Janete Maria Dias Pinheiro, Geiza Maria Dias Pinheiro (falecida com 8 meses de idade), Maria de Jesus Dias Pinheiro e Jorge Luiz Dias Pinheiro.
Geiza Maria Dias Pinheiro, a Geizinha, na cadeira rodeada pelos irmãos Miguel, Neto e Janete, e o primo Divaldo Filho. Jesus não era nascida.
Em LuziLândia, sua terra natal, o comerciante foi um dos primeiros representantes da Bicicleta Caloy no Pinheiro. Foi criador e fabricante da Massa de Milho e Massa de Arroz Copa do Mundo, em homenagem ao bicampeonato Mundial da Seleção Brasileira, em 1962.
O comerciante falecido foi reconhecido e homenageado na cidade de Teresina com o nome da Rua João de Jesus Pinheiro, na Cidade Industrial, zona norte da capital piauiense. Em Teresina, contribuiu com sua história como representante comercial, após sair com a família da sua terra natal.
Janete com o pai, evento de formatura
No campo social, João de Jesus Pinheiro foi eleito e reeleito por inúmeras vezes presidente do Luzilândia Club, na sua terra natal. Ficou conhecido como o "eterno presidente". Foi através dele e outros amigos da cidade que a Banda do Canecão, do Rio de Janeiro, tocou em baile dançante no referido club. Também com a participação decisiva dele um dos maiores conjuntos musicais da época, os Mug Tony's, tocou também em baile dançante no Luzilândia Club.
Jesus, de amarelo, com os pais, a filha Elzí Fernanda e o sobrinho J. Neto