"As elites que ocuparam o país a partir de Portugal só imaginavam que seríamos cortadores de cana. A elite deve se olhar no espelho e tomar vergonha, porque tem que olhar para o fato de que eu, sem diploma, mais fiz universidades nesse país", disse Lula ao discursar na cerimônia de inauguração da nova sede da unidade de Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.
Lula também criticou o apoio das elites a políticos que não têm compromisso com o povo: "Pesquisem quantas escolas, institutos federais, universidades foram feitas no governo passado? Tem gente que passou por esse país contando mentira e provocando nosso povo".
Ao final, Lula dirigiu-se à plateia com um apelo em favor da educação. Ele reconheceu que apostas e atividades criminosas podem até proporcionar ganhos materiais, mas destacou que, diante dos altos riscos e consequências graves, não há outro caminho seguro senão "estudar, estudar e estudar".
INVESTIMENTOS NA UFF CAMPOS - Os recursos do governo federal nas novas instalações somam R$ 72,4 milhões. Além disso, foi anunciada a publicação de edital de chamada pública para oferta da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O programa vai apoiar cursinhos de todo o Brasil, além de promover o pagamento de R$ 200 mensais a alunos que desejam ingressar no ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.