A cidade de Encantado, no interior do Rio Grande do Sul, inaugurou neste domingo (6) o complexo do Cristo Protetor, com uma estátua de 43,5 metros — 5,5 metros mais alta que o Cristo Redentor, no Rio. O monumento já recebia visitantes desde 2021, mas só agora a estrutura foi finalizada. A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e do cardeal italiano Silvano Maria Tomasi, enviado do papa Francisco.
Localizado no Vale do Taquari, uma das regiões mais afetadas pelas enchentes de 2023, o complexo é uma aposta da cidade para retomar o turismo. A área inclui capela envidraçada em meio à mata, velário, fonte, mirante e lojas. Desde 2021, o Cristo já recebeu 322 mil visitantes de 60 países, número 14 vezes maior que a população local, estimada em 23,5 mil habitantes.
O projeto é administrado pela Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE) e teve investimento estimado em R$ 25 milhões, bancado com doações, bilheteria e visitas guiadas, sem uso de recursos públicos. A área do monumento foi doada por antigos proprietários ao município, que cedeu o espaço à AACE. O acesso asfaltado ao parque, inaugurado em dezembro, teve apoio da prefeitura e do governo estadual.
Entre os destaques, está o coração envidraçado na altura do peito da estátua, ainda fechado para visitação. Na capela, há um fragmento de uma das mãos do Cristo, levado ao Vaticano para ser abençoado pelo papa. “O monumento é lindo, o parque belíssimo, mas mais bonito ainda é lembrar a jornada que nos trouxe até aqui”, disse o governador, elogiando a mobilização da comunidade.