Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (27), a jornalista e pesquisadora especialista em extrema direita, Letícia Oliveira, afirmou que há fortes indícios de que José Dirceu (PT), ex-ministro da Casa Civil, seria o "Juca" citado no plano de assassinatos revelado pela Polícia Federal na última semana.
Segundo as investigações, a quadrilha golpista planejava assassinatos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (sob o codinome "Jeca"), o vice-presidente Geraldo Alckmin ("Joca"), o ministro do Supremo Alexandre de Moraes e um terceiro indivíduo identificado como "Juca". As autoridades ainda apuram quem seria o "Juca", com três nomes em investigação: Flávio Dino, ministro do STF; Marco Aurélio Ribeiro, chefe de gabinete; ou ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu.
Para Letícia Oliveira, a figura de José Dirceu se encaixa no perfil traçado pelo grupo extremista.
Zé Dirceu (Foto: Câmara dos Deputados
"Eu acho que o Juca é o Zé Dirceu", declarou a pesquisadora.
Ela baseia sua análise na narrativa difundida por setores olavistas e bolsonaristas, que atribuem ao ex-ministro uma suposta liderança de uma esquerda radical no Brasil.
"No relatório de 200 páginas [da PF], está dito que o Juca é uma pessoa que, se morrer, não causaria uma comoção muito grande, mas desestabilizaria uma suposta 'esquerda radical'. Também é mencionado que o Juca seria alguém que, na visão deles, está realmente por trás de Lula, acima dele. Essa ideia de que quem controla o PT e Lula é o Zé Dirceu circula há muitos anos no meio bolsonarista, principalmente no núcleo olavista", explicou Letícia.
Confira a entrevista completa de Letícia Oliveira no programa Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (27).
Confira a entrevista completa de Letícia ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (27):