O governador Rafael Fonteles e o secretário estadual da Saúde, Antônio Luís, inauguraram a reforma e ampliação da enfermaria ortopédica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, neste sábado (28). A intervenção é a primeira de uma grande obra que está ampliando as instalações do hospital para permitir a oferta de serviços de saúde que hoje só existem na capital, Teresina.
Com a entrega deste sábado, o HEDA terá 39 leitos de enfermarias ortopédicas modernas, com camas elétricas, um leito de isolamento, além de banheiros acessíveis. O local passa a ter ambiente de apoio, posto de enfermagem, recepção e quarto de plantão médico. O investimento nesta etapa foi de R$ 2 milhões, oriundos do Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal e Tesouro Estadual.
Rafael Fonteles destacou que essa é apenas a primeira parte da maior obra pública da saúde de Parnaíba, que é a reforma do HEDA. “Hoje estamos inaugurando uma parte dessa ampliação, e a outra, que está a todo vapor com previsão de entrega até o final do ano que vem, é a maior obra de saúde pública da história de Parnaíba dos últimos 50 anos”, disse o chefe do Executivo Estadual.
Ao todo, o HEDA terá investimentos de R$ 48 milhões – incluindo ampliação de leitos, uma nova maternidade, com UTI Neonatal e centro cirúrgico obstétrico. “Já demos início também à ampliação para separar o hospital geral da parte materno-infantil, que vai ficar aqui no fundo do HEDA ", explicou o secretário da Saúde, Antônio Luis.
O gestor frisou ainda a criação de uma central de diagnóstico, que será inaugurada no próximo mês, e ficará localizada nas proximidades do HEDA. “A central permitirá que os pacientes realizem exames sem a necessidade de se deslocarem para outros hospitais. Lá, elas poderão fazer exames como tomografia, mamografia, ultrassom, raio-x e exames laboratoriais, reduzindo essa ida das pessoas para o hospital", disse o secretário.
Por fim, Antônio Luís também anunciou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao lado do Hospital Colônia de Carpina, prevista para ser concluída até o início do próximo ano. "Estamos já com um projeto feito para construir, até o começo do ano que vem, uma UPA ao lado do Hospital Colônia de Carpina", confirmou.
Descentralização da saúde
Rafael Fonteles frisou que a intenção do Governo do Estado é expandir os serviços de saúde de média e alta complexidade para descentralizar o atendimento e reduzir a necessidade de deslocamento da população para Teresina.
“Parnaíba é o polo de toda essa região norte do estado. Então, a nossa decisão de governo foi que essas sede de macrorregião, com Parnaíba, Picos e Floriano, tenham os mesmos serviços de saúde disponibilizados em Teresina, para exatamente descentralizar efetivamente o atendimento de alta e média complexidade do estado do Piauí”, disse Rafael Fonteles.
De acordo com o Superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Jônatas Melo, a obra do HEDA vai beneficiar a população de 34 municípios da região, cerca de 600 mil pessoas, de Parnaíba até Piripiri.
"O governador decidiu trazer praticamente tudo que temos de estrutura em Teresina para Parnaíba, garantindo um atendimento de qualidade e evitando o deslocamento da população para a capital", concluiu Jonatas Melo.