O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu seis alertas de “perigo” que abrangem as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Entre os alertas estão os vermelhos de onda de calor e acumulado de chuva, além de um alerta laranja de tempestade. O instituto também emitiu avisos de “perigo potencial” para chuvas intensas e baixa umidade. As temperaturas em algumas capitais podem superar os 30ºC, chegando a 43°C, como em Cuiabá.
O alerta de “grande perigo” emitido pelo Inmet para a onda de calor cobre nove estados: Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal. Nessas áreas, as temperaturas devem ficar 5ºC acima da média por mais de cinco dias. Algumas capitais, como Rio Branco, Porto Velho, Manaus e Belém, devem registrar temperaturas próximas ou acima de 38°C.
Além do calor, há um alerta de baixa umidade abrangendo 19 estados e o Distrito Federal, indicando que a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. Isso afetará estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, além do norte do Paraná. Em Tocantins, o Inmet alerta para chuvas intensas no norte do estado, com previsão de chuva de até 50 mm por dia e risco de tempestades em diferentes níveis de perigo.