O governador Rafael Fonteles defendeu duas soluções para melhorar a segurança pública do Piauí e do Brasil. Para ele, em curto prazo, é necessário uma integração entre os poderes e entes federativos para ajudar a combater a violência. A curto prazo, a solução é investir na educação dos jovens.
Para o chefe do Executivo, a integração entre as polícias, o poder Judiciário, os municípios, estados e União, vai permitir ao Brasil vencer o crime organizado. “Eu acho que nós, governadores, o país e até os municípios, temos que investir na integração entre as forças policiais entre si, que por incrível que pareça, normalmente são muito pouco integradas”, afirmou o governador.
Rafael Fonteles frisou que o crime organizado no Brasil está cada vez mais robusto, ousado e tecnológico e por isso é importante a integração, usando a troca de informações e inteligência.
O discurso do governador ocorreu neste sábado (31), durante a 14ª edição do Expert XP, maior festival de investimentos do mundo, realizado em São Paulo. Rafael foi um dos participantes do painel “Segurança Pública: a demanda por soluções urgentes e as respostas do poder público”.
Mais de 7 mil celulares recuperados
Durante sua fala, Rafael citou o case do sucesso no Governo do Piauí na implantação de uma política de recuperação de celulares roubados e furtados, implantada em 2023 e que já resultou na recuperação de 7 mil telefones, todos devolvidos aos verdadeiros proprietários. Graças a essa política, houve uma redução de 50% no roubo de celulares no Piauí, entre julho de 2024 e julho de 2024.
Ao falar do êxito da iniciativa, o governador frisou a importância do uso da inteligência e integração com o poder Judiciário para o sucesso do programa. “Esse é um exemplo de integração e inteligência, um pouquinho de tecnologia que gerou uma solução para o crime de roubo e furto de celular. Então, a gente tem que continuar nessa pegada para os outros tipos de crime. Esse é o remédio de curto prazo”, afirmou Rafael.
O governador destacou outros números positivos sobre a segurança pública do Piauí. “Além de sermos o estado com menor índice de homicídios do Norte e Nordeste, nós também temos orgulho de dizer a todos que somos o segundo com menor índice de mortes por letalidade policial”, frisou.
Educação como remédio a longo prazo
No combate à violência a longo prazo, Rafael Fonteles apontou a educação como a melhor solução, principalmente aliando os estudos formais ao ensino técnico. “O remédio a longo prazo é gerar oportunidades para essa juventude. Se a gente não gerar, você vai prender um monte de jovens e no outro ano vai vir outra leva e vamos ficar enxugando gelo. Ou esses jovens acreditam no estudo, trabalho ou a gente não vai conseguir vencer essa batalha”, disse.
Justamente por saber da importância da educação, Rafael justifica o investimento que o Piauí tem feito no setor. O governador lembrou que o Piauí será, a partir de 2025, o primeiro estado do Brasil a ter todas as escolas de ensino médio em tempo integral e com educação profissional e técnica, para poder gerar essas oportunidades para a juventude.