A transformação digital foi um dos focos na solenidade de encerramento da Caravana Federativa Piauí nesta sexta (21). Durante o evento, aconteceu o anúncio de programas que visam o fortalecimento da governadoria digital, uma área em avanço no Piauí. Em sua fala, o presidente Lula apontou o Piauí como o Estado mais digital do Brasil.
“É o estado que está dando certo, é o estado mais digital do Brasil, que tem uma vocação extraordinária, com muita competência”, declarou o presidente Lula. Na solenidade, aconteceu, ainda, o lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), que objetiva articular e direcionar as iniciativas de governo digital entre todos os entes federados, de modo a ampliar e simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos.
A ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, apontou que o Piauí foi o local ideal para o lançamento do programa por conta do avanço do estado nessa área. “O Piauí, talvez, hoje seja o estado mais desenvolvido em governo digital, porque aqui temos uma quantidade incrível de serviços disponíveis para a população de forma digital”, detalhou a ministra.
Esther falou também do exemplo piauiense na área da saúde digital, outro serviço em estado avançado no Piauí, que servirá de exemplo para o Brasil. “O Piauí possui um modelo de saúde digital que vai servir de exemplo para toda a estratégia de saúde digital do governo federal”, apontou.
Durante a solenidade, foi realizada, ainda, a adesão do Piauí ao Programa Nacional de Gestão e Inovação, que busca a qualificação da gestão pública e o fortalecimento das capacidades do estado — e de seus municípios — para prover serviços públicos. Uma das ações do plano de trabalho do programa visa instituir estratégias estaduais de governo digital.
O secretário de Inteligência Artificial, Economia Digital, Ciência, Tecnologia e Inovação, André Macedo, considerou de grande simbolismo o lançamento da Estratégia Nacional de Governo Digital.
"Isto significa que o Governo Federal notou que no nosso estado estão as iniciativas mais avançadas na promoção de transformação digital. Este ato também nos desafia, particularmente, a trabalhar com mais afinco para garantir o nosso objetivo que é desenvolver ecossistemas de inovação, fortalecer cadeias produtivas por meio da economia digital e desburocratizar o serviço público com o uso de inteligência artificial, trabalhando em colaboração com municípios, sociedade e órgãos governamentais", pontuou o gestor.
Nova Carteira Nacional de Identidade
Outro ponto relevante foi a quantidade de emissões da nova Carteira Nacional de Identidade: o Piauí é um destaque nacional, sendo o maior emissor proporcional do novo documento. “O estado que mais emitiu carteira proporcionalmente é o estado do Piauí, com 20% da população possui a nova carteira”, pontuou a ministra Esther.
Com a nova carteira de identidade, todas as políticas públicas terão acesso ao mesmo dado oficial de identidade do cidadão, pela simplificação dos cadastros administrativos. Quando uma pessoa precisar marcar uma consulta no SUS, por exemplo, os dados da identificação estarão disponíveis em tempo real, independente se o atendimento for virtual ou presencial. O mesmo vale para benefícios como o Bolsa Família e registros no INSS.