O Programa Piauí Saúde Digital vem ampliando os atendimentos incluindo mais duas especialidades, urologia e ortopedia. O novo serviço foi implantado na semana passada e está presente em quatro regionais com um total de 75 municípios beneficiados. Os atendimentos são realizados nas Unidades Básicas de Saúde das cidades.
O Programa Piauí Saúde Digital é pioneiro no Brasil, começou em abril de 2023, como piloto, nas cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco e visa ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o Piauí com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas e garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense.
Estão sendo beneficiados pela telesaúde os moradores das regiões de Cocais, Carnaubais, Chapada Vale do Rio Itaim e Chapada das Mangabeiras.
Para o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o Saúde Digital será implantado em todas as cidades do Piauí até dezembro de 2024.
“Por onde tem sido implantado, o Programa Saúde Digital tem zerado filas de espera em diversas especialidades, como psicologia, psiquiatria, nutrição, dermatologia, ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria, endocrinologia e agora essas duas novas especialidades, urologia e ortopedia”, enfatiza.
Os serviços de teleconsultas e telediagnósticos têm como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.