O governador
Rafael Fonteles lançou, nesta terça-feira (11), o Plano Estratégico de
Marketing Turístico do Estado, juntamente com o secretário da pasta,
José Neto Monteiro, em cerimônia realizada no Palácio de Karnak.
Supervisionado pelas consultoras Marta Poggi e Gleice Guerra, o plano
visa promover de forma abrangente as regiões turísticas do Piauí. Na
ocasião, Fonteles destacou que serão R$ 20 milhões em investimentos para
o turismo nos próximos dois anos.
O
documento detalha estratégias para consolidar o acesso aéreo e
rodoviário, valorizar o artesanato local e promover atrativos
singulares. A análise diagnóstica identificou oportunidades, como a
presença de aeroportos e atrativos únicos, além de programas federais.
Fonteles
destaca que os investimentos para o turismo são diretos e indiretos.
"Só na promoção turística, estamos falando em cerca de R$ 20 milhões
nesses próximos dois anos, mas o investimento no setor do turismo vai
ultrapassar R$ 300 milhões nos próximos anos, quando eu contabilizar a
parte de infraestrutura, a parte de qualificação que já tínhamos
colocado no ano passado no plano completo da nossa gestão para o setor
do turismo. Inclusive, teremos um emprego, uma operação de crédito da
agência francesa de desenvolvimento de US$ 50 milhões de dólares",
aponta.
Para o secretário de Turismo,
José Neto Monteiro, o plano estratégico de marketing vai aumentar o
número de turistas. "O nosso plano é um trabalho de um ano. Foi
construído com o corpo técnico da Setur e os municípios envolvidos. Este
produto mostra os caminhos para reposicionar o Piauí no mercado, pois
são muitos produtos turísticos que devemos colocar nas prateleiras, o
público-alvo", revela.
Jorge
Leite, presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem
(ABAV-PI), explica que o plano vai divulgar o Piauí em larga escala.
"Quem não é visto não é lembrado e o que não é conhecido não é visitado.
Teresina tem essa vantagem de ser um destino surpresa. As pessoas, às
vezes, vêm para a capital piauiense e se impressionam com o que veem,
porque não têm conhecimento. Eles acham uma coisa diferente, quando
chegam aqui eles se apaixonam", afirma.
Marcelino
Lopes, presidente da Câmara Setorial de Turismo do Piauí, explica que o
planejamento é mais que necessário. "Quando você faz um plano de
marketing, na realidade você põe em prática um plano de venda daquilo
que a gente tem de bom", considera.
Costa do Delta, Origens e Teresina
As
macroestratégias do plano incluem o fortalecimento da presença digital,
o apoio a agências e operadoras e a promoção de um turismo sustentável,
destacando as belezas naturais, a riqueza cultural e a singularidade do
artesanato. Ações de marketing direcionadas para diversos públicos.
“Os
focos principais do plano são os polos Costa do Delta, Origens e
Teresina, com ênfase em turismo de sol e praia, ecoturismo, e turismo
cultural. O plano de ação inclui 33 programas e 70 projetos que visam
fortalecer a governança, qualificar o trade turístico, e desenvolver
produtos turísticos. Estamos confiantes que vamos, a partir de agora,
continuar nosso trabalho de forma mais direcionada, posicionando o Piauí
na prateleira certa”, frisa o gestor do Turismo, José Neto Monteiro.
Com a implementação do Plano de Marketing Turístico, espera-se não só aumentar o fluxo de turistas, mas também promover o desenvolvimento econômico sustentável e fortalecer a identidade cultural do estado, consolidando o Piauí como um destino turístico de destaque no cenário nacional e internacional.