Veja o comunicado dos Correios na íntegra:
Correios suspenderam o recebimento de roupas doadas para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e divulgou uma lista dos mantimentos mais necessários para a população do estado. A orientação é priorizar o envio de água, alimentos, ração para pets, material de limpeza e de higiene pessoal.
A empresa pública afirmou que cerca de 11 mil toneladas de doações foram recebidas pelos Correios e divulgou uma lista com as mais de 10 mil agências no país que estão organizando as doações para enviar à Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Também foram divulgados os formulários para recrutamento de voluntários.
Os Correios suspenderam o recebimento de roupas doadas para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul e divulgou uma lista dos mantimentos mais necessários para a população do estado. A orientação é priorizar o envio de água, alimentos, ração para pets, material de limpeza e de higiene pessoal.
A empresa pública afirmou que cerca de 11 mil toneladas de doações foram recebidas pelos Correios e divulgou uma lista com as mais de 10 mil agências no país que estão organizando as doações para enviar à Defesa Civil do Rio Grande do Sul.
Também foram divulgados os formulários para recrutamento de voluntários.
A solidariedade das brasileiras e dos brasileiros é enorme neste momento e seguimos empenhados em ajudar nossas irmãs e nossos irmãos do Rio Grande do Sul. Para atender as necessidades prioritárias da população, suspendemos temporariamente o recebimento de doações de roupas nas nossas agências. Peças de vestuário representam cerca de 70% dos donativos entregues aos Correios em todo o Brasil.
O que doar (por ordem de prioridade)
A orientação da Defesa Civil, neste momento, é priorizar as doações de água, alimentos da cesta básica, ração para pets, material de limpeza seco e de higiene pessoal. As doações podem ser realizadas em todas as mais de 10 mil agências dos Correios do Brasil para serem transportadas, gratuitamente, para a Defesa Civil no Rio Grande do Sul (clique aqui e confira o endereço e o horário de funcionamento das agências).
Os Correios estão recrutando pessoas para ajudar na triagem de donativos nas cidades de Brasília (SOF Sul) e nos municípios de Cajamar e Guarulhos, na Grande São Paulo. O apoio será necessário nos municípios de Cajamar e Guarulhos, no estado de São Paulo; em Brasília (DF), no Setor de Oficinas Sul/SOF Sul; e em Curitiba, Cascavel e Londrina, no Paraná.
Até esta quarta-feira (15), cerca de 11 mil toneladas de doações já haviam sido recebidas pelos Correios. Desse total, cerca de 3 mil toneladas já foram entregues à Defesa Civil, em Porto Alegre. A empresa realiza gestão logística do restante da carga, liberada conforme orientação da Defesa Civil.
Para intensificar o transporte dos donativos arrecadados até o estado gaúcho, estamos trabalhando em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). Na terça-feira (14), a estatal transportou em suas carretas 70 toneladas de itens arrecadados pela FAB que estavam armazenados em bases aéreas nos aeroportos de Guarulhos (SP) e do Galeão (RJ) e colocou essas linhas de transporte terrestre à disposição da instituição para uso contínuo. Em Brasília, os Correios têm oferecido apoio à gestão logística do estoque de donativos da FAB na base aérea da capital federal.
Centro de Distribuição em Lajeado (RS). Foto: Divulgação