As escolas de samba do Rio de Janeiro vão desfilar em três noites e não mais em duas a partir de 2025. Antes de tomar a decisão, na última segunda-feira (6), a Liesa (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), teve o aval da TV Globo, que transmite o desfile.
Pelo menos esta é a versão divulgada. O que mais parece, no entanto, é que a ideia partiu mesmo foi de dentro da emissora. O novo formato deve favorecer a Globo, que vem amargando queda na audiência dos desfiles das escolas. Neste ano, por exemplo, com a cobertura feita com influenciadores e sem jornalistas, ela teve a pior audiência de sua história.
Além disso, os desfiles não irão mais acabar tarde demais, o que deve fazer com que a audiência aumente naturalmente.
Não bastasse tudo isso, tem mais um fator determinante. A Globo terá um dia a mais para faturar com os patrocinadores. Mesmo com a queda de audiência, a emissora arrecadou até R$ 70 milhões neste ano com a venda de espaços publicitários.
As escolas e os dias
A atual campeã da Série Ouro, a Unidos de Padre Miguel, abrirá os desfiles no domingo, 2 de março de 2025. A Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial no ano passado, inicia os trabalhos na segunda-feira, 3 de março, e a Mocidade, 10ª de 2024, abrirá a terça-feira, 4 de março.
As demais escolas vão desfilar nos seguintes dias em ordem que ainda será definida em sorteio no próximo dia 23, na Cidade do Samba:
Dia 2: Mangueira, Portela e Beija-Flor no dia 2;
Dia 3: Grande Rio, Viradouro e Salgueiro no dia 3;
Dia 4: Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Imperatriz Leopoldinense