A Secretaria da Saúde (Sesapi) segue com a implantação do Programa Piauí Saúde Digital. Nesta nova etapa, 15 municípios do Território dos Carnaubais estão recebendo os equipamentos para a realização de teleconsultas e telediagnósticos.
No estado, 222 municípios fizeram adesão ao programa, que já está em pleno funcionamento nos Territórios dos Cocais, Chapada do Vale Rio Itaim e Chapada das Mangabeiras, totalizando 60 cidades até o momento.
“Estamos trabalhando para implantar o programa em todas as cidades que assinaram o termo de adesão, o mais breve possível. Até o momento já contamos com três territórios com 100% do programa implantado e avançando para, até o fim desta semana, termos a implantação completa em todos os municípios do Território dos Carnaubais”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.
As cidades do território dos Carnaubais que receberão o Programa Piauí Saúde Digital são: Boa Hora, Cabeceiras, Castelo do Piauí, Buriti dos Montes, Sigefredo Pacheco, Juazeiro do Piauí, Assunção do Piauí, São Miguel do Tapuio, Jatobá do Piauí e Cocal de Telha.
Entre os serviços disponibilizados pelo Programa Piauí Saúde Digital estão consultas com médico clínico geral disponíveis 24 horas durante os sete dias da semana. Também são ofertados atendimentos em diversas especialidades, como dermatologia, ginecologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, pediatria, neurologia, nutricionista e psicologia,
Desde a implantação, o Programa Piauí Saúde Digital já realizou 44.421 procedimentos entre teleconsultas e telediagnósticos. “Desde a sua implantação na cidade de Piripiri, o programa se mostrou essencial para ajudar a desafogar a fila por procedimentos. É uma tecnologia que está revolucionando o atendimento à nossa população”, lembra o secretário da Saúde, Antonio Luiz Soares .