Goiânia – A capital goiana recebeu o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O reconhecimento é dado aos municípios que investem em programas para criar e manter áreas verdes dentro do ambiente urbano.
A conquista do título foi divulgada no último mês de fevereiro, mas se refere ao ano passado. Outras 33 cidades do Brasil também receberam. Atualmente, Goiânia tem mais de um milhão de árvores e 32 bosques e parques.
De acordo com a prefeitura, foram criados projetos e leis ambientais para deixar o município mais arborizado. Uma dessas ações determina que toda residência deve ter pelo menos uma árvore na frente da casa.
Segundo a Agência de Meio Ambiente de Goiânia (Amma), 380 mil árvores foram plantadas nos últimos quatro anos na capital. Segundo a gestão municipal, em apenas um mutirão, cerca de 90 mil mudas foram plantadas em um terreno vazio.
No Viveiro Municipal, são cultivadas 82 espécies de plantas ideais para cidades como Goiânia, de clima seco e com vários meses sem chuva. No local, há mais de 6 mil mudas prontas para serem implantadas.
O órgão informa que as mudas estão disponíveis para a população. O serviço também faz o plantio e orienta sobre como cuidar da planta. Os moradores interessados no plantio das mudas podem fazer uma solicitação pelo Disque-Árvore, por meio do telefone (62) 99639-7495.
O programa Cidades Árvores do Mundo é uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Fundação Arbor Day, lançado em 2019, com o propósito de conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada à adoção das abordagens mais bem-sucedidas para o manejo de árvores e florestas urbanas.
Para receber o título de Cidades Arborizadas do Mundo, o município deve provar seu compromisso com as árvores e a silvicultura, atendendo a cinco padrões de qualificação relacionados ao manejo e à celebração das florestas urbanas.
O Cidades Arborizadas do Mundo também proporciona orientação, assistência e reconhecimento internacional pela dedicação da comunidade à floresta urbana. Ele estabelece uma estrutura para um programa florestal urbano saudável e sustentável na cidade.