A procura por atendimento nas agências da Previdência ocorreu porque um comunicado (push) foi enviado pelo aplicativo Meu INSS e pela rede bancária para 2.961.868 segurados nascidos em janeiro e fevereiro que não tiveram seus dados validados durante o cruzamento de informações. No total, 4.351.557 pessoas com datas de aniversário de janeiro a março não tiveram suas informações confirmadas.
Mas, de acordo com o instituto, o comunicado estava previsto na rotina para dar conhecimento ao aposentado e pensionista que ainda não foi encontrado em base de dados, por isso a comprovação de vida não foi confirmada.
Os aposentados e pensionistas não precisam se deslocar ao banco onde
recebem o pagamento ou à uma agência da Previdência. O próprio INSS fará
busca ativa. Ou seja, vai se dirigir ao endereço indicado no cadastro
do segurado. Por isso, é importante manter os dados atualizados.
Importante: o cruzamento de dados do beneficiário do INSS com as
informações na base do governo é necessário. Para não suspender
benefícios aleatoriamente, como foi feito no passado, o INSS está em
busca de mais bases de dados com diversos órgãos para ampliar o
cruzamento de informações.