Reuters – O CEO do McDonald's, Chris Kempczinski, afirmou na quinta-feira que vários mercados no Oriente Médio e alguns fora da região estão enfrentando um "impacto comercial significativo" devido ao conflito entre Israel e o Hamas, assim como devido à "desinformação associada" sobre a marca.
Grandes cadeias de fast-food ocidentais, incluindo McDonald's e Starbucks, têm enfrentado campanhas de boicote em grande parte espontâneas e de base, devido à percepção de uma postura pró-israelense e supostos vínculos financeiros com Israel.
Kempczinski classificou a desinformação em torno de marcas como McDonald's como "desanimadora e infundada".
"Em todos os países onde operamos, incluindo em países muçulmanos, o McDonald's é orgulhosamente representado por proprietários locais que trabalham incansavelmente para servir e apoiar suas comunidades, empregando milhares de seus concidadãos", afirmou Kempczinski em uma postagem no LinkedIn.
Algumas das marcas ocidentais estão sentindo o impacto de boicotes no Egito e na Jordânia, que agora se espalharam para alguns países fora da região árabe, incluindo a Malásia, de maioria muçulmana.
Até o ano fiscal de 2022, a empresa possuía e operava cerca de 40.275 restaurantes McDonald's em mais de 100 países. A cadeia de fast-food reportou uma receita anual total de US$ 23,18 bilhões no ano.