O governo federal enviará duas toneladas de alimentos doados pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para os afetados pelo conflito na Faixa de Gaza. O comunicado do Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores, anunciou a doação para os "esforços de assistência humanitária" na manhã desta segunda-feira (30).
De acordo com a nota, o carregamento de arroz, derivados de milho e leite em pó será transportado por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que terá partida do Brasil com direção ao Egito. O vôo tem previsão de partida para esta segunda-feira.
O principal grupo que será assistido é composto por 34 pessoas, das quais 24 são brasileiras. O restante da doação será enviado aos palestinos que são parentes de brasileiros e são residentes no foco do conflito.
Desde a escalada do conflito, o Itamaraty comunicou que tem garantido esforços pela retirada dos brasileiros abrigados próximos à fronteira de Gaza com o Egito. "O Escritório de Representação do Brasil em Ramala, além de manter contato frequente com o grupo, tem prestado toda assistência possível aos brasileiros, inclusive alojamento em Rafah, fornecimento de água, comida e medicamentos ao grupo e oferecimento de assistência psicológica por profissionais palestinos, por via telefônica", comunicou.
Na última quinta-feira (26), o MST ganhou o prêmio de combate à fome da Organização das Nações Unidas (ONU) pela Campanha Mãos Solidárias. O projeto foi criado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, para oferecer alimento à população de Pernambuco e já entregou 1,6 milhão de marmitas.