Em evento de anúncio do programa Combustível do Futuro nesta
quinta-feira (14), o presidente Lula (PT) afirmou que a produção de
biocombustíveis e a transição energética caracterizam "uma oportunidade
sui generis" para o Brasil se tornar uma "nação grande, rica e
soberana". "O mundo não tem outra saída a não ser enveredar por esse
caminho da produção de combustível limpo. E nesse aspecto é que o Brasil
tem que, não apenas em uma lei, decidir no nosso comportamento e na
nossa vontade se a gente quer realmente se transformar em uma nação
grande, rica, soberana. Essa produção de biocombustíveis, essa transição
energética que o mundo tanto clama, é uma oportunidade sui generis para
esse país. Esse país é grande, mas durante muitas décadas ele teve
vocação para ser pequeno, teve medo de crescer, medo de ousar, medo de
acreditar na sua própria força. A natureza de um lado e a
irresponsabilidade do ser humano do outro, de tanto desmatar o planeta e
de tanto destruir o planeta, está dando uma nova chance ao Brasil, a
chance de que a gente pode se transformar em uma coisa tão ou mais
importante do que o Oriente Médio é para o petróleo, a gente pode ser
para os combustíveis renováveis".
Mais à frente, o presidente ainda falou em recuperar "todas" as usinas de biodiesel que fecharam nos últimos anos.
Sobre o programa - O programa apresentado pelo governo federal
propõe uma série de medidas para promover o uso de combustíveis
renováveis. Para que essas propostas se tornem efetivas, é necessário
que o Congresso Nacional as aprove, informa o g1. O texto da proposta, que começará a ser debatido na Câmara dos Deputados, não foi divulgado durante o evento.
O governo está buscando criar esse programa como parte de seus
esforços para incentivar a transição energética no setor de transportes.
O texto será integrado à Política Nacional de Biocombustíveis
(RenovaBio), ao Programa Rota 2030, que visa modernizar o setor
automotivo, e ao Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular).
Além da integração dessas políticas de eficiência energética para
veículos, a proposta foi dividida em cinco eixos: o Programa Nacional de
Combustível Sustentável de Aviação, o Programa Nacional do Diesel
Verde, a regulamentação de combustíveis sintéticos, a captura e o
armazenamento geológico de dióxido de carbono (CO2) e novos limites para
a mistura de etanol anidro na gasolina.