A unidade, que funcionará 24h, contou com um investimento de R$ 358.389,50, inteiramente pago com recursos do Tesouro Estadual. Segundo Rafael, a Uisp surge a partir da necessidade de reforçar a segurança na região devido ao grande fluxo de veículos e pessoas. “Ela faz parte da nossa estratégia de integração das forças de segurança, que tem como objetivo fortalecer a repressão à criminalidade”, explicou Fonteles.
Ainda segundo o governador, o trabalho realizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade em todo o estado. “Claro que ainda estamos longe do ideal e temos muito a melhorar, mas estamos diminuindo de forma sistemática, mês a mês, os indicadores de roubos e furtos, além de homicídios, que são os principais problemas que observamos”, destacou o gestor.
Para Rafael Fonteles, um dos pontos fundamentais para a redução da criminalidade no estado foi o aumento do efetivo policial. Em junho deste ano, o governador assinou a maior nomeação de policiais militares da história do Piauí, com 1.104 novos soldados. Nos próximos meses, com a conclusão das turmas de formação de policiais civis e militares em andamento, o efetivo irá aumentar ainda mais.
“Estamos dando uma resposta concreta a esse que é o principal problema apontado pela população de Teresina e das grandes cidades do Piauí, que é a questão da segurança. Dia após dia, reafirmamos que a segurança pública é a prioridade da nossa gestão”, frisou o governador.
Segundo o secretário da Segurança, Chico Lucas, mais Unidades Integradas de Segurança Pública serão inauguradas em Teresina em breve. “A próxima será no Encontro dos Rios. O nosso objetivo com as unidades é, a partir da integração entre as forças de segurança, reverter a degradação de espaços públicos e garantir a segurança da nossa população”, afirmou o gestor.