Trazendo uma linda história de superação e inspiração, os irmãos gêmeos José Ronaldo Alves de Almeida Junior e Jorge Reinaldo Reis de Almeida, de 26 anos, ambos com distrofia muscular de Duchenne, se formaram em Administração pela Universidade Aberta do Piauí (Uapi). Os jovens acreditaram e apostaram no poder transformador da educação, ultrapassando as barreiras e limitações no caminho.

Moradores do município de Altos, os estudantes Jorge e Ronaldo perderam os movimentos das pernas aos 8 anos de idade devido à doença degenerativa que afeta principalmente meninos. Os jovens sempre tiveram o apoio da mãe, que sozinha teve que se desdobrar para educação dos filhos.

Aos 22 anos, Jorge e Ronaldo fizeram o vestibular no município de Campo Maior e foram aprovados no curso de bacharelado em Administração, em 2017, ingressando na Uapi, no polo de Altos. As aulas eram no formato Educação a Distância (EAD) e de 15 em 15 dias eles tinham que se locomover até o polo em cadeiras motorizadas para assistirem as aulas presenciais. Mesmo com os grandes desafios, eles nunca perdiam as aulas presenciais.

“Quando a vida é difícil, precisamos de apoio para caminhar. Agradecemos a quem estendeu a mão e nos ajudou a levantar, pois essa comemoração não seria possível sem essas pessoas. Sei que estamos realizando mais um sonho da nossa vida. Sabemos também que essa vitória representa bem menos da metade das lutas e conquistas que virão depois, pois esse é o início de uma longa caminhada, onde futuras realizações estão por vir. Reconhecemos que não enfrentamos essas batalhas sozinhos e sabemos que muitas recompensas virão como resultado desses esforços. Apesar das limitações, lutamos para alcançar o que hoje podemos chamar de nosso, e isso se deve, principalmente, à nossa mãe batalhadora que nos sustentou sozinha desde os dois anos de idade”, compartilham os estudantes, Jorge e Ronaldo, em meio à emoção e gratidão.

Orgulhosa pela aprovação de seus alunos, a coordenadora do polo de Altos da Uapi, Lavina Almeida, expõe sua gratidão em poder fazer parte da instituição que tem dado oportunidade a muitos estudantes. “Como coordenadora do polo me sinto feliz e grata a Deus por fazer parte desse projeto, desenvolvido em nosso estado, que trouxe oportunidade para esses meninos e muitos outros estudantes de nosso município que, sem esse projeto, não teriam hoje a sua graduação. Portanto, não tem outra palavra a ser pronunciada nesse momento que não seja gratidão por fazer parte desse momento de superação na vida desses garotos”, revela a gestora.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, celebrou a conquista dos irmãos. “Estamos muito felizes de poder mostrar o exemplo de determinação desses dois irmãos, que investiram e acreditaram na educação, da mesma forma que estamos fazendo. Eles conseguiram concluir a graduação por meio da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), projeto que nos permitiu ampliar o acesso ao ensino superior para quem mais precisa”, declarou o gestor.

“Estes são estudantes que inspiram toda a rede estadual que buscam alcançar os seus sonhos. Vamos juntos oportunizar ações voltadas para o engajamento e preparação dos nossos estudantes para aprovações no ensino superior”, comemorou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Uapi

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio do Núcleo de Educação a Distância (Nead), é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da Uapi e atua em parceira com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi).

A Universidade Aberta do Piauí (Uapi), criada por meio de decreto nº 16.933 de 16 de dezembro de 2016 e, posteriormente, pela lei nº 7.443 de 8 de janeiro de 2021, é um programa de ensino voltado ao desenvolvimento da educação a distância para expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.

A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, destaca o empenho do órgão no planejamento da oferta de cursos para os estudantes por meio da Uapi. “A população pode se preparar para receber mais fomento ao ensino. Buscaremos estar mais próximos ainda dos polos da Uapi, trazendo mais reforço, mais estrutura e mais oportunidade de cursos para os cidadãos”, afirma a gestora.