A venda do armamento calibre 9 mm havia sido autorizada por decreto assinado por Bolsonaro em janeiro de 2019, permitindo seu uso tanto para caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) quanto para defesa pessoal. Antes disso, esse tipo de arma era considerado de uso restrito pelas forças de segurança.
Segundo informações da Polícia Federal, o calibre 9 mm ganhou popularidade no país após o decreto, e estima-se que cerca de 500 mil unidades dessa arma tenham sido importadas nos últimos quatro anos.
Chacina - A morte do policial militar motivou uma operação de vingança da PM de São Paulo. A ‘Operação Escudo’ resultou na morte de pelo menos 16 pessoas durante as incursões e abordagens policiais na Baixada Santista, além de relatos de agressões e tortura por parte da população.
O pesquisador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Roberto Uchôa, destaca que a liberação de armas nos últimos anos reflete no aumento do mercado ilegal de armas e nas apreensões realizadas. Ele aponta que muitas armas não foram recadastradas após a expansão do acesso ao registro de armas no país, indicando um descontrole no fluxo dessas armas.