Embora o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenha perdido as eleições do ano passado por uma pequena diferença de votos válidos — pouco mais de dois milhões —, um possível apoio dele a outro candidato no pleito presidencial pode afastar 41% dos eleitores deste postulante.
O dado foi apresentado, nesta quinta-feira (22/6), pela pesquisa Genial/Quaest, que perguntou a 2.029 pessoas a partir de 16 anos sobre quais seriam os efeitos de um eventual apoio de Bolsonaro a outro candidato a presidente.
Enquanto a maioria afirmou que um endosso do
político do PL prejudicaria as ambições de um candidato a presidente,
33% respondeu que o aval de Jair Bolsonaro aumentaria a chance de
votação no postulante apoiado. Dos entrevistados, 18% disseram que esse
apoio não faria diferença e 7% não responderam a pergunta.
Apoio de Bolsonaro a outro candidato afastaria brancos e nulos de 2022
A pesquisa Genial/Quaest também apontou que um possível apoio de Bolsonaro a outro candidato a presidente afastaria os votos de 40% dos eleitores que apertaram "branco" ou "nulo" nas eleições de 2022. Essas pessoas responderam que um endosso do ex-presidente diminuiria as chances de votar no candidato apoiado.
Ainda neste grupo, 20% responderam que a presença do ex-presidente aumentaria a chance de votar no candidato e 25% creem que esse endosso seria indiferente.
Para quem votou em Lula, 70% dos entrevistados responderam que a presença de Bolsonaro na campanha de um candidato a presidente diminui a chance de votar neste postulante.
Ainda na esfera lulista, 11% responderam que o apoio de
Bolsonaro aumentaria a chance de votar no candidato apoiado, 14%
acharam que tal atitude seria indiferente e 5% não responderam.