“Para nós é uma honra receber gestores de educação de outras cidades do país. O que temos de informação e de experiência compartilhamos com quem nos procura e estamos sempre à disposição para sermos parceiros na contínua melhoria da educação do nosso país”, afirma o secretário Nouga Cardoso.
“Estamos visitando os municípios que possuem entre 500 mil e um milhão de habitantes para ver como estas cidades estão implementando as políticas de educação básica. Na região Nordeste chama a atenção Teresina e viemos conhecer as experiências exitosas da rede municipal daqui”, conta Leila Freire. “Conhecer um case de sucesso é sempre bom e essa troca de experiências faz bem para o fortalecimento da educação”, completa Ana Paula Renato.
Durante o encontro, a equipe técnica da Semec fez uma apresentação dos programas e projetos realizados na Rede, como o Cidade Olímpica Educacional, o Protocolo de Prevenção e Atendimento às Crianças e aos Adolescentes em Situação de Risco e Vulnerabilidade Social e o Alfabetiza Teresina. Mostrou como são feitas as avaliações internas e externas dos alunos, como se dá o processo de formação dos professores e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Educação Inclusiva e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outras ações.
A cidade de Ananindeua tem cerca de 600 mil habitantes e possui uma rede com 45 mil alunos atendidos em 90 unidades de ensino. Estão entre os primeiros no estado do Pará na avaliação do Ideb e pretendem melhorar os seus resultados se espelhando em gestões como a da Secretaria Municipal de Educação de Teresina.