O ator norte-americano Leonardo DiCaprioelogiou a atuação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em prol das comunidades indígenas do país. Os comentários de DiCaprio ocorreram neste domingo (28), em seu perfil oficial no Instagram, em inglês e português. Juntamente às falas, o ator compartilhou uma foto de Lula ao lado de Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, e outros representantes de povos originais do país.
“Em uma vitória pelos direitos indígenas, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou recentemente a demarcação de seis terras indígenas. Esse progresso ocorre depois que o governo anterior não apenas parou nas demarcações, mas também violou os direitos dos povos indígenas do país”, escreveu DiCaprio
O ator, que é ativista na defesa dos povos indígenas e pela causa ambiental, ainda frisou que o petista “assinou um decreto para criar um comitê voltado para a proteção, recuperação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais em territórios indígenas; recriou o Conselho Nacional de Política Indígena; e garantiu mais de US$ 2,4 milhões para o desenvolvimento econômico e recuperação das comunidades indígenas Yanomami na Amazônia”.
“Parabéns a todos os envolvidos nestas realizações críticas”, completou ator hollywoodiano.