Agora é oficial. Os carros populares, que nos últimos anos já não eram mais tão populares assim e estavam praticamente inacessíveis à população de renda média e baixa, voltarão.
Conforme prometido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última quinta-feira (25) o governo federal anunciou o lançamento de um pacote de medidas "para modernizar o parque industrial, estimular o consumo, manter e criar empregos, reduzir emissões de carbono e contribuir para o crescimento econômico".
Entre essas medidas está a redução de impostos como PIS, Cofins e IPI de veículos que custam até R$ 120 mil - que culminará na queda do valor de mercado de 33 modelos e 11 marcas de carros.
Segundo os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandados respectivamente por Fernando Haddad e Geraldo Alckmin, a redução de impostos será variável, escalonado a partir de um índice resultante do desempenho do veículo em três fatores: eficiência energética (nível de emissão de carbono); densidade industrial (capacidade de gerar emprego e crescimento no entorno); e preço (ampliação do acesso).
"Carro de R$ 90 mil não é popular", já havia declarado o presidente Lula durante discurso no dia 4 de maio. Na última semana, o mandatário se reuniu com representantes do setor automotivo e ministros para discutir as mudanças. Em até 15 dias, segundo o governo, será publicado um decreto, via Medida Provisória, relacionado ao tema.
As mudanças implicarão na redução de até 10,96%
sobre o valor de mercado dos veículos. Os modelos compactos com motor
1.0 serão os que mais registrarão baixas nos preços, ficando em uma
faixa entre R$ 50 mil e R$ 60 mil.
"Esta
é uma medida temporária de estímulo para um setor que responde por 20%
do PIB da indústria de transformação e está com 50% de sua capacidade
instalada ociosa. Ele vai ajudar a manter os empregos diretos e
indiretos nas montadoras e em toda cadeia produtiva", detalha comunicado do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Confira projeção de como devem ficar os preços dos principais modelos de carros populares com as reduções de impostos
*Com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Jornal do Carro