O jornalista investigativo Joaquim de Carvalho, em seu perfil oficial no Twitter, neste domingo (30), ratificou o seu posicionamento sobre o PL das fake news. Carvalho reagiu à entrevista do relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), à TV 247 neste domingo (30). Na ocasião, Silva disse que “o Google tem muito dinheiro e deve financiar vários veículos de jornalismo”, no entanto, reconheceu que a "Globo será beneficiada com recursos do financiamento ao 'jornalismo profissional'".
Carvalho defende que da forma como o projeto está redigido, o risco de retrocesso é grande e, por este motivo, precisa ser melhor debatido. “Vi a entrevista do Orlando Silva na TV 247 e continuo com a mesma opinião: é necessário + debate em torno do projeto 2630, porque, da forma como está redigido, o risco de retrocesso é grande. A questão da remuneração nada tem a ver com o combate às fake news. Beneficia a Globo”, escreveu.
Na sequência, Carvalho destaca que ter progressistas apoiando o projeto “não significa nada”. “Podem estar equivocados. Já apoiaram Moro, Bretas e ajudaram a rejeitar a PEC 37, que abriu caminho para a Lava Jato. Também apoiou a aprovação açodada da lei das delações premiadas. São os mesmos atores, atrizes, cantores e compositores que agora gravam vídeo para dizer que o projeto de lei 2630 deve ser aprovado com urgência. Quem os mobiliza?", escreveu.