noticias Seja bem vindo ao nosso site JORNAL TVL NEWS!

Brasil / Cultura / Social

Médico deve respeitar sigilo e não pode denunciar paciente por aborto, decide STJ

A decisão prevê o encerramento de uma investigação aberta contra uma mulher que tomou medicamento abortivo e estaria com 16 semanas de gestação

Publicada em 15/03/23 às 13:02h - 15 visualizações

DCM


Compartilhe
Compartilhar a noticia Médico deve respeitar sigilo e não pode denunciar paciente por aborto, decide STJ  Compartilhar a noticia Médico deve respeitar sigilo e não pode denunciar paciente por aborto, decide STJ  Compartilhar a noticia Médico deve respeitar sigilo e não pode denunciar paciente por aborto, decide STJ

Link da Notícia:

Médico deve respeitar sigilo e não pode denunciar paciente por aborto, decide STJ
 (Foto: Reprodução)
Na última terça-feira (14), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que médicos não podem acionar a polícia para investigar pacientes que procuram atendimento e relatam ter realizado um aborto.

Atualmente, o aborto é autorizado no Brasil apenas em três situações: se houver risco de morte para a mulher por causa da gestação; se a gravidez foi provocada por estupro ou se o feto é anencéfalo (sem cérebro). A prática é considerada ilegal em outras situações.

A decisão prevê o encerramento de uma investigação aberta contra uma mulher que tomou medicamento abortivo e estaria com 16 semanas de gestação.

O médico que atendeu a mulher, após realizar o atendimento, entrou em contato com a polícia, foi testemunha no processo e ainda enviou o prontuário da paciente como prova para as investigações.

Segundo o ministro Rogério Schietti, o Ministério Público e o juiz “erraram” ao permitirem o depoimento do médico. A ministra Laurita Vaz classificou o caso como uma “situação bem peculiar”.

Nesse tipo de caso, os ministros entenderam que o sigilo profissional deve prevalecer.

O caso foi encerrado e as provas consideradas como ilegais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Copyright (c) 2024 - JORNAL TVL NEWS - A VERDADE DO FATO