O plano de paz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para cessar a guerra entre Rússia e Ucrânia ganhou destaque na mídia internacional. A revista estadunidense Time ressaltou que o petista está intensificando uma pressão diplomática pelo fim do conflito.
Leia alguns trechos:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está intensificando uma campanha para mediar o fim da guerra da Rússia na Ucrânia enquanto busca a reinserção do Brasil no cenário político mundial.
A ideia lançada pelo presidente brasileiro é criar um grupo de países, possivelmente incluindo Índia, China e Indonésia, para mediar as negociações de paz entre as nações enquanto o cansaço da guerra começa a dominar partes do mundo. (…)
Nenhuma proposta formal foi enviada à Rússia, segundo dois funcionários do governo brasileiro que pediram anonimato para discutir detalhes da ofensiva diplomática. Mas Moscou está discutindo a ideia com base nos comentários públicos de Lula sobre o conflito, e ambas as autoridades consideraram a declaração da Rússia na quinta-feira como um sinal de boa vontade para com Lula.
Nos últimos dias, diplomatas brasileiros intensificaram os esforços para apresentar o plano a seus colegas internacionais e conversaram com pelo menos 21 países sobre a ideia durante a Conferência de Segurança de Munique na semana passada, na Alemanha. (…)
Enquanto isso, em conversas recentes com autoridades ucranianas, o governo do Brasil sugeriu que Kiev aceitasse um pedido formal para cessar as hostilidades como parte de uma resolução que será votada na Assembleia Geral da ONU esta semana.