O governo Lula pretende lançar em março um cartão com uma série de benefícios para segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) com direito a passagens gratuitas de ônibus e transporte coletivo em todo o país.
“É um cartão que vai ter QR Code, vai estar disponível para os 37,5 milhões de beneficiários da previdência em todo o Brasil. (O Beneficiário) Vai poder pegar metrô do Rio, São Paulo, Ceará. Ou andar de ônibus. Em vez de cada local tirar uma autorização, esse cartão vai ter uma validade nacional”, anunciou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Ministério da Fazenda, de Fernando Haddad, e será direcionado a segurados que são correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (CEF).
"Correntistas do BB terão descontos, por exemplo, em farmácias conveniadas, benefícios em passagens aéreas, em hotéis e em outros serviços", disse Lupi.
Os dois bancos públicos reúnem cerca de 14 milhões de segurados do INSS, entre aposentados e beneficiários de programas sociais. Em uma segunda fase, o benefício deve ser extendido a todos os segurados.
"Nós queremos avançar até março (com BB e Caixa), depois nós vamos para os bancos privados. Isso gera um paradigma dos dois bancos públicos, que são muito fortes nessa área (social), para que os bancos privados também façam isso”.