O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está reunido no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (8/2) com presidentes de partidos e líderes da base aliada no Congresso para a reunião do Conselho Político da Coalizão. O encontro, que reúne ainda o vice-presidente Geraldo Alckmin, deve tratar de temas como a reforma tributária, uma das principais agendas prioritárias da gestão petista.
“Tem sido uma rotina com os líderes da Câmara e do Senado de estreitar relação, discutir os temas principais e organizar a pauta do país e a relação com o Congresso. Isso é muito importante para nós consolidarmos uma relação de parceria, de respeito, de construção com as Casas. A ideia é o presidente instalar hoje o Conselho Político”, indicou o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), ao chegar ao prédio.
Estão reunidos com Lula no Planalto Jaques Wagner (PT-BA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líderes do governo no Senado e no Congresso, respectivamente, além de líderes do PT, PCdoB, PSol, PDT, MDB, PSB, PV, União Brasil, Solidariedade, Avante, Podemos, Patriota, Rede, Cidadania e PSD.
Reforma tributáriaQuestionado sobre a reforma tributária, Guimarães disse que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também presente na reunião, deverá tratar sobre o tema e que “é possível pensar em uma proposta unificada” em relação àquelas que tramitam no Congresso.
Banco Central
Perguntado se o Banco Central estará entre as pautas do encontro, após Lula ter criticado fortemente a Selic (taxa básica de juros), o parlamentar se limitou a dizer que o tema “não está na agenda da reunião”.