O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) anunciou o início do projeto “Semeando Resiliência Climática”. O programa buscará aumentar a segurança alimentar de 250 mil famílias na zona rural do Nordeste.
Aprovado por instituições financeiras internacionais em 2020, o projeto Semeando Resiliência Climática nunca foi executado pelo governo de Jair Bolsonaro, segundo o Metrópoles.
O programa prevê investimentos em sistemas de produção agrícola resilientes, que agridem menos o meio ambiente, para mitigar os prejuízos da mudança climática e ajudar os moradores do nordeste brasileiro, castigados pelas secas. O projeto tem o objetivo de beneficiar 1 milhão de pessoas, em até quatro estados do Nordeste.
Na última terça-feira (7), Tereza Campello, ex-ministra do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e atual diretora do BNDES, se encontrou com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) a fim de negociar a captação de recursos para o projeto.
O orçamento, que pode chegar a R$ 202,5 milhões, será custeado pelo Green Climate Fund (GCF), maior fundo climático do mundo, que tem como objetivo apoiar os países em desenvolvimento para realizar ações para baixar emissões de poluentes.