Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, os dados do bimestre são significativos e refletem a retomada do crescimento. “O empresário, tanto local como de fora, sente segurança para constituir seu negócio dentro de um estado que está em amplo crescimento. Também é reflexo das novas políticas do Governo do Estado, uma vez que nosso governador Rafael Fonteles vem buscando melhorar o ambiente de negócios para fortalecer as empresas e atrair novos empreendimentos para o Piauí. Quanto mais empresas, mais empregos e crescimento da economia como um todo”, afirma.
Confira o perfil das empresas abertas e baixadas no primeiro bimestre de 2023:
Empresas abertas
Os municípios que mais abriram empresas foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e São Raimundo Nonato. Com relação às atividades empresariais, comércio e serviços lideram o ranking das novas empresas.
Empresas baixadas
Os municípios que mais baixaram empresas foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, Piripiri e Flores do Piauí. Com relação às atividades empresariais, comércio, serviços e construção lideram o ranking empresas fechadas.
Piauí acumula 265.897 empresas ativas
O Piauí acumula 265.897 empresas ativas, de acordo com os seguintes portes: microempreendedor individual (MEI) – 126.710; microempresa (ME) – 104.776; demais – 25.645; empresa de pequeno porte (EPP) – 8.766.
Na Jucepi, o processo de abertura de empresa é 100% on-line pelo site www.piauidigital.pi.gov.br.