A cantora Anitta perdeu o Grammy 2023 na categoria Melhor Artista Revelação. O Brasil, no entanto, ganhou o gramofone dourado de melhor álbum de pop latino. O vencedor foi o álbum "Pasieros", que o grupo Boca Livre dividiu com o cantor panamenho Rubén Blades.
Os brasileiros do Boca Livre concorriam com a americana Christina Aguilera e os colombianos Camilo, Fonseca e Sebastián Yatra.
O disco vencedor, que conta com um apanhado de clássicos da carreira de Rubén Blades, como “Vida”, “Día a Día”, “Aguacero”, “Dime” e “Pedro Navaja”, foi gravado em 2011, mas só ganhou lançamento no ano passado.
O Boca Livre se tornou nacionalmente conhecido com seu álbum de estreia, talvez o maior sucesso da música independente brasileira, que trouxe sucessos como "Toada" e "Quem tem a viola".
O Boca Livre se separou em 2021 por conta das posições políticas do integrante Maurício Maestro, que se alinhou com o bolsonarismo e o filósofo Olavo de Carvalho. Maurício segue como o detentor da marca do Boca Livre.
A cantora Beyoncé se tornou a maior vencedora do Grammy na história, apesar de, mais uma vez, não vencer na categoria álbum do ano.
Ela recebeu quatro dos nove prêmios para os quais foi indicada e chegou a 32 troféus na carreira. O maior vencedor era o maestro húngaro Georg Solti, com 31 prêmios.
Quem venceu a principal categoria da noite foi o cantor Harry Styles, com o disco 'Harry's House'.